Formei, e agora?

Vantagens e desafios de abrir sua PJ médica

          Conquistar o tão sonhado diploma de Medicina é o primeiro passo para assumir novas oportunidades, como os primeiros plantões. Uma forma de contração para essa prestação de serviço é através da PJ Médica. Através dela, é possível emitir notas fiscais, exigência cada vez mais comum para o médico que deseja prestar serviços para hospitais, clínicas, órgãos governamentais e planos de saúde.
          Algumas dúvidas podem surgir sobre esse assunto, mas não se preocupe. Nós vamos te explicar qual é o processo para abrir uma PJ Médica, as vantagens e o porquê ele deve ser feito. 

O que é a PJ Médica?         
          A maioria dos profissionais de saúde opta por trabalhar como prestadores de serviços através da Pessoa Jurídicos. A Pessoa Jurídica Médica é uma forma de atendimento onde o médico registra suas consultas, recibos e vínculos empregatícios através da Pessoa Jurídica, do seu CNPJ. Um médico com PJ Médica pode atuar como prestador de serviços e o salário costuma ser maior do que através da CLT por que não há desconto de tributos.
          A abertura de uma PJ Médica demora em torno de 20 a 30 dias e a orientação de uma contabilidade especializada nesse processo é fundamental para otimizar tempo e evitar erros.

Por que abrir uma PJ Médica?         
          Além da contratação por empresas como hospitais, clínicas, órgãos governamentais e operadoras de saúde, existem outras vantagens como maior remuneração em relação aos contratados via CLT. Através da PJ Médica também é possível conseguir empréstimos a juros menores e financiamentos facilitados, além de planos de saúde a preços mais acessíveis. Outra vantagem é a oportunidade de abrir a própria clínica e obter melhores condições para realizar pedidos com fornecedores.
          É importante ressaltar que a PJ Médica traz consigo algumas demandas contábeis que devem ser realizadas. Através de uma consultoria contábil, o gerenciamento das notas fiscais, documentações, pagamentos, recebimentos e demais rotinas contábeis são facilitados e você terá mais tempo para cuidar do seu crescimento profissional.
          Com a PJ Médica também é possível economizar com tributos pois sua aplicação acompanha os rendimentos seguindo uma tabela. Ou seja, quanto maior os rendimentos, maior a porcentagem de impostos aplicada. Nesta tabela, os recebimentos do médico estão na última faixa. Se compararmos, no Imposto de Renda de Pessoa Física, o médico normalmente se enquadra na taxa de 27,5%. Como PJ Médica, essa taxa começa em 6%. Informação relevante, mas cada situação deve ser analisada considerando vínculos e rendimentos.
         Precisamos considerar também que a PJ Médica acarreta alguns custos operacionais, taxas e impostos. Como Pessoa Física, existe isenção de tributação até o valor de R$ 1.903,98 e, após esse valor, a tributação é progressiva e como PJ Médica, não tem valor de isenção na tributação. Ressaltando esses pontos e as diferenças na tributação da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica, podemos considerar como referência que, se o faturamento for maior que R$ 5.000,00 mensal, seria mais vantajosa a opção pelo PJ Médica.